O Business Intelligence não se resume à questão da instalação e uso de sistemas de informação. É uma filosofia de trabalho, que tem que ser adotada por todos os integrantes da organização, sem restrições. Sua adoção leva a empresa a um novo patamar na realização dos negócios e a obter resultados impressionantes, devido à economia de tempo e insumos na realização das tarefas.
Na sequência serão mostrados alguns dos benefícios resultantes da adoção da Business Intelligence no seu negócio:

• Redução do uso e armazenagem de papel: uma vez que as informações estão digitalizadas ou dentro de sistemas, o uso do papel torna-se obsoleto e desnecessário. Você já analisou quanto o gasto com resmas de papel impacta no resultado financeiro de sua empresa?

• Redução significativa no tempo das operações: com a informatização e/ou digitalização das informações, o tempo para seu resgate e análise se torna irrisório, ampliando a produtividade das pessoas, elimina processos inúteis e a ociosidade no trabalho, o que acelera o tempo de resposta aos interessados.

• Readequação do quadro de funcionários: com a melhoria da eficiência e da produtividade dos funcionários, pode-se, com o tempo, selecionar os melhores participantes da equipe para cada função, evitando a sobrecarga de funções e atribuições, a melhoria do resultado das análises realizadas e, até mesmo, a redução do quadro de funcionários.

• Melhora da relação com clientes: a inteligência de negócios possibilita entender melhor o cliente, conhecer mais profundamente suas necessidades e, também, seu comportamento como tal, ao possibilitar a análise de periodicidade de compras, e ciclo de pagamento entre outras, melhorando as questões de negociação e retorno para a empresa.

Além destas observações realizadas com relação à empresa como um todo, há também o retorno para a equipe que a compõe. Entre outros benefícios à melhora do gerenciamento dos talentos, podem ser citados:

Eficiência individual: as pessoas passam a perceber que estão realizando mais do que de costume, que sua eficiência está melhorando, que conseguem realizar suas compromissos agendados para o dia. Elas literalmente conseguem dizer que o dia de trabalho foi bom, que conseguiram atingir suas metas dentro de seu horário de trabalho.

• Equipe de alto desempenho: com mais pessoas percebendo este fato, o desempenho da equipe como um todo passa a ser melhor. As pessoas começam a cobrar das outras igual performance e a ajudam a melhorar.

• Organização integrada: com a melhoria dos processos e da produtividade das pessoas, as reuniões passam a ter pautas mais assertivas, onde são discutidos assuntos pertinentes à organização com inteligência e sustentação técnica, visando melhorias gradativas em processos, produtos ou relacionamento com o mercado.

Para o seu negócio
O principal objetivo da administração é o máximo de prosperidade, em sentido amplo, em que tanto empresário quanto colaborador devem ter o máximo de retorno. Os diretores e empresários na forma de dividendos e lucro e os colaboradores e funcionários, salários melhores e o desempenho do trabalho no mais alto padrão.

E, como se pode perceber, ao longo do texto, são muitos os benefícios que sua empresa pode ter com a adoção da inteligência de negócios. Benefícios financeiros, pessoais, culturais, ou mercadológicos e, também, tangíveis e intangíveis, para ela como um todo e para o seu quadro de colaboradores.

O mundo dos negócios está mudando e sua empresa está neste mundo. É preciso organizar-se, atualizar-se, manter-se competitivo, para enfrentar os desafios que o mundo, cada vez menor e mais conectado traz para a sua organização.