Você já parou para pensar e lembrar? qual foi a última decisão difícil que teve que tomar na sua vida? O último grande projeto que teve que realizar para alcançar o seu objetivo?

Nesses momentos você utilizou alguma metodologia ou ferramenta? Ou apenas agiu por intuição?

No mundo empresarial, para tomada de decisões precisas é importante que tenhamos dados para analisar e ai sim decidir o caminho que será tomado.

Continue lendo e veja as ferramentas que utilizamos no nosso dia a dia e em quais áreas elas são uteis.

 

5W2H

Quando se pensa em plano de ação, a primeira ferramenta que nos vem à cabeça é o 5W2H que representam:

– What (O que será feito?);

– Why (porque será feito?);

– Where (onde será feito?);

– When (quando?),

– Who (por quem será feito?);

– How (Como será feito?),

– How much (Quanto irá custar?).

Portanto, a ferramenta é integrada basicamente com as respostas para essas simples e poderosas perguntas. Com elas, o projeto terá clareza e efetividade, bastando seguir todos os passos definidos previamente.

Entendemos que, o ponto mais difícil será a respostas exatas para as perguntas formuladas, após isso a sua aplicação tende ser fácil.

Para quem é indicado: para empresas, independente do porte e projetos específicos

Porque é útil: porque são perguntas chaves para elaborar um plano de ação.

Para saber mais sobre a ferramenta, veja AQUI

 

Análise SWOT

Em tempos incertos, a Matriz SWOT é uma excelente ferramenta para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa e a situação do mercado.

Para quem é indicado: Empresas de todos os portes, não há nenhuma fase de utilização especifica, pode ser utilizada sempre.

Porque é útil: com essa análise o empresário pode organizar melhor as suas ideias, reduzir as suas chances de fracasso e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Para saber mais sobre a ferramenta, veja AQUI

 

Bussiness Model Canvas

O Canvas possibilita que os interessados definam o modelo de negócio da sua empresa de forma sistêmica e visual.

Para quem é indicado: Organizações de todos os portes.

Porque é útil: É possível definir estratégias de forma sistêmica e visual, além disso, a ferramenta apresenta possível rupturas que podem ocorrer no processo.

Para saber mais sobre a ferramenta, veja AQUI

 

Mapa mental

Nós gostamos muito dessa ferramenta no momento que vamos desenhar e elaborar um novo serviço ou projeto especifico interno. Em suma, tiramos todo o “esqueleto” de uma ideia que está na cabeça de uma pessoa e colocamos no papel. Em suma, o mapa mental é elaborado a partir de uma ideia central e vai se desenvolvendo com os seus desdobramentos.

Para quem é indicado: Todas as pessoas que querem se expressar e apresentar suas ideias.

Porque é útil: Colocar os pensamentos de forma visual, discutir ideias não lineares.

Para saber mais sobre a ferramenta, veja AQUI

 

Design Thinking

Criar algo desejável pelos consumidores, viável de ser produzido e rentável para o seu negócio, esse é o objetivo. O objetivo dessa ferramenta é a solução de problemas em forma coletiva e colaborativa sempre olhando sob a forma dos interessados pelo negócio ou projeto. O propósito é obter uma visão completa na solução de problemas. Esse método não tem abordagem matemática e sim humana onde são levantadas as reais necessidades dos consumidores.

Para quem é indicado: empresas que tenham interesse em criar experiências de consumo altamente desejadas pelos seus clientes.

Porque é útil: é possível conhecer melhor o consumidor e tornar as soluções da empresa mais rentáveis.

Para saber mais sobre a ferramenta, veja AQUI

 

Saiba mais sobre a Diretrizes Inteligência Contábil: 

Estamos localizados na cidade de Joinville/SC. Somos uma empresa de Contabilidade em constante evolução promovendo inovação e transformação sustentável para os nossos clientes por meio de processos, tecnologia e pessoas.

Somos apaixonados por desafios, números, inovação, negócios inteligentes, empreendedorismo e principalmente pela vida.

Não temos medo de ousar e desafiar a todos a evoluirem conosco. Entendemos que as grandes mudanças acontecem a partir de pequenos hábitos e detalhes aplicados de forma inteligente e contínua. Temos 22 anos de história focados em gerar verdadeiras parcerias de benefícios mútuos, onde você deixa toda a burocracia com a gente e encontra pessoas preocupadas com a melhoria contínua da sua empresa. Trabalhamos dessa forma porque acreditamos que com a evolução contínua alcançaremos juntos excelentes resultados.