Você já passou por isso?

Correr de um lado para o outro efetuando tarefas de todos os setores da sua empresa, focando em produção, entrega e vendas. Sem contar aquelas demandas urgentes e não planejadas para seu dia que insistem em aparecer quando nós estamos mais sobrecarregados… E, depois de tudo isso a organização financeira acaba ficando em segundo plano, para quando sobrar aquele milagroso tempo.

Dedicar tempo para as finanças da empresa apenas quando sobra esse tempo pode ser muito perigoso, essencialmente quando você consegue fazer com que a sua empresa comece a crescer e as entradas de recursos monetários também. Em algum momento, anotar em papeis e contar com a memória pode fazer com que você perca o controle e também dinheiro. Lembre-se: o que não é medido, não pode ser controlado Portanto, fica muito difícil projetar valores a serem gastos, pensar em investimentos e identificar onde as despesas estão tomando mais espaço do que deveriam.

Depois de tudo isso você deve estar se perguntando: por onde começo??

Fluxo de caixa:

Fluxo de caixa nada mais é do que um controle de movimentações financeiras de determinado período, onde são considerados as entradas e saídas de valores. As formas de apresentações de um fluxo de caixa pode ser diária, semanal, mensal e até mesmo anual.

Um pico de vendas ou uma data especifica de cobrança de valores pode criar uma falsa impressão no empreendedor se não se atentar quanto aos gastos que virão pela frente. Para um controle efetivo de valores são necessários que todos as movimentações envolvidas na empresa, por menor que sejam devem compor o relatório.

Veja alguns benefícios em trabalhar com essa ferramenta:

Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;

Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;

Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;

Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;

Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.

Ou seja, o empreendedor sai de um papel de apagar incêndios, buscando recursos urgentes de última hora e começa a trabalhar com planejamento e execução, muito mais organizado e satisfeito com os seus resultados e principalmente com os resultados do seu negócio!

Demonstrativo de resultados – DRE

Indicar o volume de vendas, o custo de mercadorias vendidas, as despesas variáveis, fixas sendo possível apurar o lucro da empresa. Esse relatório apresenta onde podem ser reduzidos custos e despesas, onde é necessário realizar investimento dentre outras possíveis ações.

Estrutura do demonstrativo:

Receita Bruta

(-) Deduções e abatimentos

(=) Receita Líquida

(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas com Vendas

(-) Despesas Administrativas

(-) Despesas Financeiras

(=) Resultado Antes IRPJ CSLL

(-) Provisões IRPJ E CSLL

(=) Resultado Líquido

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial tem como função apresentar a contabilidade da empresa de forma precisa de determinado período. Nele é apresentado a situação econômica e financeira da entidade.

– Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros.

– Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

– Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Dito isso, perguntamos: como estão os seus controles financeiros? Conheça a Diretrizes Inteligência Contábil, temos 22 anos de história focados em gerar verdadeiras parcerias de benefícios mútuos, onde você deixa toda a burocracia com a gente e encontra pessoas preocupadas com a melhoria contínua da sua empresa. Dedicamos atenção as finanças dos nossos clientes, trabalhamos em conjunto porque acreditamos que dessa forma podemos alcançar juntos excelentes resultados. Veja mais AQUI