Gerir uma empresa não é tarefa fácil, afinal, as dificuldades estão sempre presentes no dia a dia dos gestores. Um bom exemplo são os assuntos relacionados à lucratividade.

Muitas empresas que traçaram um determinado objetivo logo no início deste ano e o resultado que vem obtendo é totalmente o oposto do esperado, muitas vezes causando até mesmo o prejuízo. Em casos como esses, não é possível voltar no tempo, mas existem alternativas para reverter essa situação e salvar a empresa de prejuízos ainda maiores unindo os números com a prática de gestão.

Por obrigação legal, o Código Civil Brasileiro determina no seu art. 1.179 que o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. No entanto, apenas o registo e o cumprimento da legislação não garantem o sucesso da empresa quando são vistos como apenas obrigações e burocracia. Muito empresários se perguntam: ora, se a contabilidade é formada pelas operações que ocorreram na empresa no passado, como ela irá me auxiliar com a gestão da minha empresa?

Fica aqui o meu alerta aos gestores, que a qualidade das informações é fator fundamental para utilizar a contabilidade como ferramenta estratégica. Essa qualidade está alicerçada principalmente em duas situações: a primeira trata-se da integridade dos cadastros e a segunda sob como é controlado os registros nos sistemas, ocasionando assim os resultados finais de uma contabilidade pronta para tomada de decisões. Quando a empresa possui profissionais ou prestadores de serviços que trabalham com esse tipo de inteligência é possível transformar a empresa e obter vantagens competitivas como: aumento de velocidade das transações reduzindo custos operacionais e com isso é possível elevar o desempenho das informações gerenciais e consequentemente a competitividade da sua empresa!

Escrito por: Maria Lucia Garcês | Diretora Executiva na Diretrizes Inteligência Contábil.