Empresas que não utilizam informações estratégicas estão fadadas ao fracasso. Por esse motivo apresentamos neste artigo informações relevantes sobre o assunto.

Você já passou por isso?

Ao iniciar um negócio, o empreendedor com seu costumeiro entusiasmo tem a certeza de que o ambiente em que a empresa está instalado é estável, que os clientes virão e que os produtos ou serviços serão prontamente aceitos dentro de uma demanda estipulada. Com uma visão empreendedora que basta unir pessoas, máquinas, matérias-primas, instalações, e o sucesso estará garantido. Em resumo, um céu de brigadeiro, em que o voo está garantido e o desempenho máximo será alcançado facilmente.

Com o passar do tempo, percebe-se que os clientes são um pouco mais criteriosos do que se pensava e muito menos fiéis do que se esperava. Fatores antes despercebidos começam a mitigar o sucesso da empresa, percebe-se o poder dos concorrentes com relação as estratégias por eles utilizadas para manter seus clientes.

Neste momento, as empresas entram no momento da realidade. Elas caem na real e, muitas delas, caem de forma tão violenta que fecham suas portas. Os empreendedores que não suportam essas pressões da realidade podem desistem do projeto. Nesta fase, mesmo as empresas criadas nos ideais do “Oceano Azul”, começam a ver seus ambientes mais cinzas (ou vermelhos).

Infelizmente muitos empreendedores já passaram por esse desconforto. Mas, a sua história não precisa terminar assim…

Trabalhe com Inteligência! Empresas que possuem inteligência vão além dos seus resultados.

Atualmente não podemos mais trabalhar com “achismos”. Todo empreendedor deve estar em frequente atualização para obter informações precisas com o objetivo que todas as decisões estratégicas sejam tomadas de forma assertiva. Para isso existe a contabilidade, que se utilizada de forma inteligente é possível transforma-la em uma ferramenta estratégica para tomada de decisões. Quando o empreendedor possui profissionais ou prestadores de serviços que trabalham com esse tipo de inteligência é possível transformar a empresa e obter vantagens competitivas como: aumento de velocidade das transações reduzindo custos operacionais e com isso é possível elevar o desempenho das informações gerenciais e consequentemente a competitividade da sua empresa!

Pense nisso!

Escrito por: Maria Lucia Garcês | Diretora Executiva na Diretrizes Inteligência Contábil.