As civilizações antigas tinham dois grandes problemas: controlar e manter o histórico de seu patrimônio de forma quantitativa.

As tecnologias desenvolvidas, então, originaram o que hoje se conhece por Contabilidade.

Inicialmente, desenhos rústicos, figuras e objetos eram usados para identificar e quantificar o patrimônio. Com o tempo e o desenvolvimento do conhecimento e, principalmente, da escrita e do papel, este trabalho tornou-se mais acurado, fidedigno e organizado.

O papel, muito mais facilmente transportado e armazenado do que blocos de pedra e/ou argila, possibilitou, também, a condensação dos controles em livros registro, prática que perdurou até a década de 1980.

Até aqui, durou o que é conhecido como modelo básico de contabilidade.

A principal alteração ocorrida na década de 1980 foi a popularização da informática, a abertura do Brasil para o mercado internacional e a criação e disseminação dos primeiros sistemas de contabilidade informatizados.

Esses sistemas que, por um lado, simplificaram e facilitaram o trabalho dos profissionais da área, por outro exigiram conhecimento mais abrangente, transformando os “famosos” guarda-livros em contadores.

Esta transformação criou o que é chamado de modelo tradicional de contabilidade, que atende a empresas de todos os segmentos e portes, sem foco específico.

Neste modelo, as empresas enviam a seus contadores documentos referentes a todas as transações realizadas para registro, tenham elas ou não sistemas de controle de gestão.

Este modelo atende empresas e empresários – primordialmente – em questões relacionadas à legislação e ao fisco. Estes empresários e empresas esquecem do papel consultivo que a contabilidade pode ter nas tomadas de decisões importantes nos negócios.

Aproximadamente 90% das empresas de contabilidade atuam neste modelo.

A década de 1990 popularizou uma nova facilidade oriunda dos campos da tecnologia e da informática: a internet.

A internet encolheu o mundo e facilitou a comunicação.

Os órgãos governamentais começaram a disponibilizar ferramentas online para os contribuintes entregarem as obrigações acessórias.

Contadores passaram a ser analistas contábeis, tendo que, além de lançar dados nos sistemas, analisar, interpretar e transformá-las em ferramentas de decisão para os empresários.

Extingue-se o papel. Entram sistemas e processos online. O universo do contador torna-se virtual, online, fluido.

Esta transformação faz nascer dois novos modelos: o da contabilidade digital e o da contabilidade online.

A contabilidade digital atende – principalmente – pequenas e médias empresas que possuem sistemas de gestão informatizada ou através de uma plataforma oferecida pela empresa contábil. Estes clientes buscam atendimento rápido, ágil, eficiente e, principalmente, inteligente, que é conseguido pela otimização e padronização dos processos administrativos rotineiros. Estes clientes utilizam a contabilidade como ferramenta de suporte à tomada de decisões.

Para isso, a contabilidade deve se estruturar com profissionais que possuam inteligência em legislação, controladoria, finanças e tecnologia. Essas áreas são cruciais para a melhoraria do desempenho de qualquer empresa.

Neste modelo, está incluída também, a estruturação da contabilidade, pelo simplificação de processos, a utilização dos dados disponibilizados pelos diversos órgãos e sistemas envolvidos no processo.

Neste sentido, a equipe de um escritório digital precisa ser inteligente para analisar e transformar dados em conhecimento que servem de sustentação para a execução de ações estratégicas dos seus clientes.

O objetivo disso é tornar a empresa cliente tão eficiente e produtiva quanto possível, mantendo e ampliando sua competitividade, por meio da criação de diferenciais competitivos de longo prazo.

Como dissemos anteriormente, junto com os escritórios digitais surgiu o modelo de contabilidade online.

Estes escritórios possuem um foco operacional mais especifico: os pequenos negócios e prestadores de serviço, pois não possuem processos contábeis complexos ou de risco.

A maioria dos usuários que optam por esse tipo de contabilidade busca somente atender os aspectos fiscais com agilidade e segurança e, também, não demandam muito contato com o contador e/ou atendimento personalizado.

Há, porém, um grande desafio a este modelo: quebrar a barreira psicológica por trás deles, uma vez é puramente inovador, tendo como principais representantes jovens empreendedores, que, na maioria das vezes, são relegados devido sua falta de experiência.

No mercado, podem ser encontradas estes três modelos de contabilidade: a tradicional, a digital e a online; cada qual com seus prós e contras e cabe a você, empresário, escolher a que melhor se adequa ao perfil de sua empresa.

Deixamos uma pergunta: A sua contabilidade está lhe atendendo com inteligência?