Todos temos lições para aprender com as Startups, mas, o que é exatamente uma Startup? O que uma empresa precisa ter para ser considerada uma? De acordo com Eric Ries autor do livro “A startup enxuta” a definição é: “Uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Repare que por mais que a maioria dessas empresas tenham ligações tecnológicas, essa não é uma obrigação.

A pergunta é: Como a cultura Startup pode inspirar a minha empresa?

Uma das grandes características de uma startup é a facilidade que ela possui em movimentar-se no mercado, ajustar o seu negócio de acordo com as tendências e desenvolver/alterar o seu produto/serviço da forma que se adeque da melhor forma ao seu cliente.

Como a sua empresa está se adequando as tendências de mercado? O que fazia sentido aos seus clientes há 5 anos atrás, ainda é realidade? Como você vem buscando inovações no seu setor de atuação?

Otimização x Atendimento personalizado

Não sei se você sabe, mas as startups são amadas pela grande maioria dos seus clientes. Porque isso acontece? O que elas fazem para criar esse vínculo tão próximo? Velocidade com personalização! Ou seja, essas organizações buscam resolver uma demanda especifica do seu mercado de atuação de forma ágil, simples e com personalização no atendimento do consumidor, buscam sempre surpreender o seu público de forma positiva.

Em uma startup a valorização da marca é algo tratado com muito carinho e detalhe pelos empreendedores. Essas geralmente inspiram proximidade e humanidade.

Como a sua empresa vem otimizando os processos internos? O que os seus clientes falam sobre o seu atendimento? Como você vem trabalhando a sua marca?

Custo X Serviço/Produto adquirido

Não é de hoje que a frase “custo é igual unha, sempre temos que cortar” faz total sentido na vida dos Brasileiros. Nesse tema as startups são especialistas, uma vez que quando é possível otimizar os processos, os custos são reduzidos, e com isso o preço delas é muito competitivo. Cada vez mais os clientes estão preocupados em empregar o seu dinheiro em produtos e serviços que possuem o retorno real e factível.

Como estão os preços dos seus concorrentes? Atualmente a concorrência é mais acirrada do que a 5 anos atrás? O que os concorrentes realizam nas operações deles que possibilitam a cobrança de preços menores do que o seu? Ou, o que o seu produto possui de diferencial e superioridade para você cobrar os atuais valores dos seus consumidores?

Estratégias e tomada de decisões

No mundo das startups, as lideranças se complementam, além disso, muitas decisões são tomadas com a interação de toda equipe, isso faz com que a responsabilidade do todo seja compartilhada, o que reduz riscos e inspira confiança da equipe.

Como estão as estratégias de liderança e a gestão de pessoas da sua empresa? Como são realizadas as tomadas de decisões?

——————–

Prontas para receber investimento

Junto da cultura das Startups, vimos a popularização de investimentos em empresas promissoras, enxutas e com grandes ideias. -(Hoje em dia é comum termos contato com notícias de)- investimentos milionários, de alto risco, em empresas com 5 ou 10 colaboradores. E o que impede uma empresa dita “tradicional” seguir um caminho semelhante?

Um investimento consistente pode ser uma ponte direta para o sucesso de um produto ou serviço.

Normalmente a ideia do produto vem antes da ideia de montar uma empresa.

Conclusão:

Os tempos mudaram, a exigência dos clientes está muito maior, as redes sociais estão aí para coroar e também para aniquilar um produto ou uma empresa em questão de horas, a concorrência parece estar sempre um passo a sua frente e a um “click” do seu resultado de busca. As empresas que não entenderam isso estão fadadas ao fracasso.

Lembre-se: “mar calmo nunca fez bom marinheiro”. É hora de reagir, agir e retomar o crescimento. Vamos juntos? – A Diretrizes Inteligência Contábil hasteia essa bandeira.

DICA DE LEITURA DIRETRIZES

Por Quê? – Como Motivar Pessoas e Equipes A Agir

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, mais influentes e mais rentáveis do que outras? Por que algumas conseguem maior fidelidade tanto dos clientes quanto dos colaboradores? Mesmo entre as bem-sucedidas, por que tão poucas são capazes de repetir o sucesso várias vezes? Pessoas como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright podem ter pouco em comum, mas todos começaram pelo porquê. A capacidade natural de começarem pelo porquê capacitou-os a inspirar as pessoas ao redor a realizarem coisas notáveis. Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, tanto para o universo das entidades sem fins lucrativos como para a política. Quem começa pelo porquê jamais manipula, inspira. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem.

A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.