Como garantir a sobrevivência da sua empresa em momentos de crise?

Durante um episódio do Direcast (o podcast da Diretrizes) a Amanda Bittencourt, sócia e co-fundadora da Casa Z, falou com a gente e nos deu dicas essenciais para garantir a sobrevivência da sua empresa em momentos de crise. Reunimos todas as dicas dadas durante o episódio neste artigo, vamos lá?

Primeiro é importante nos atentarmos a um índice considerável, você sabia que de acordo com o IBGE, a cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham antes do seu quinto ano de existência? Isso pode acontecer por diversos fatores, o que iremos abordar aqui.

 

Importância do planejamento financeiro

A falta de planejamento financeiro mata as empresas, pois muitas vezes o empreendedor está preocupado apenas em vender, e não dá a devida importância ao setor financeiro, não considera que é um setor essencial e que deve ser estratégico. O setor financeiro é extremamente relevante e todo empreendedor precisa ter convicção disso.

Então se você é muito bom em marketing e vendas, ótimo! Mas você precisa ser bom em finanças também, pois se em algum momento de crise o mercado não estiver propício para a venda do seu produto, a sua empresa precisa dar lucro e você precisa olhar para a outra parte, o custo, e para essa parte apenas o financeiro que olha.

A análise de dados é essencial para você conseguir entender onde está acertando, onde está errando, o que precisa ser ajustado e o que precisa ser transformado por completo.

Por exemplo, a lucratividade é atingida de duas formas: aumentando vendas ou diminuindo custo, se no momento está impossível aumentar suas vendas é necessário olhar para o custo, conseguimos por meio da análise de dados entender o que precisa ser ajustado para conseguir essa redução de custos. 

Se você como empreendedor não tem muita noção do financeiro, contrate uma pessoa ou empresa para te auxiliar nisso, principalmente profissionais competentes que saibam mais do que pagar e receber contas.

A Diretrizes pode te ajudar com a gestão financeira da sua empresa, entre em contato e saiba mais!

 

Pare e pense de forma estratégica

O planejamento financeiro é importante também para você conseguir preparar sua empresa para momentos difíceis, claro que ninguém pode prever uma pandemia ou uma crise, mas ter um planejamento e analisar possíveis cenários (negativos e positivos) é essencial e te coloca alguns passos à frente.

Tenha uma previsão do que você espera da sua empresa, não fique apenas apagando fogo, mas sente, se reúna com seus sócios e pensem juntos no que desejam e esperam da sua empresa para o próximo trimestre, semestre ou ano. Tentem enxergar o futuro, onde pretendem chegar, quais clientes esperam alcançar, pensem em quantidades, valores, quanto esperam vender, quantas pessoas desejam contratar para sua empresa, etc.

É muito importante ter esse carinho, não somente executar. Lembre o por quê sua empresa existe e o que ela traz de novo para o mercado. Esse conselho vale para qualquer negócio, você deve sair um pouco da operação e pensar de forma mais estratégica, tenha um momento dedicado a isso e esse é um excelente momento para pensar, aproveite que ainda dá tempo. 

 

Tenha uma mentalidade enxuta

 Lean startup, significa ter uma mentalidade enxuta das coisas, ou seja, fazer as coisas com poucos recursos, principalmente porque não sabemos se o mercado irá ou não aceitar a ideia. 

Então para não gastar recursos, pense qual o mínimo que você precisa fazer para validar sua ideia? Grandes empresas se mantêm em pé porque estão sempre se renovando, testando e vendo o que podem entregar de mais inovador. 

 

Relembrando as lições que tiramos desse artigo:

1 – Dê o devido valor ao planejamento financeiro.

Faça um planejamento financeiro, procure saber mais do que apenas contas a pagar e a receber, o financeiro precisa ser estratégico. Procure uma empresa ou profissional capacitado para te auxiliar nisso.

2 – Pare e pense de forma estratégica.

Sente com seus sócios, pensem no que desejam para o próximo ano, onde querem chegar, quais clientes esperam alcançar. Antes de executar, lembre o por quê sua empresa existe e o que ela traz de novo para o mercado. 

3 – Tenha uma mentalidade enxuta, lean startup.

Ter uma mentalidade enxuta significa inicialmente fazer as coisas com poucos recursos até entender a aceitação do mercado. Antes de aplicar pense qual o mínimo que você precisa fazer para validar sua ideia.

Não sabe por onde começar a melhorar o financeiro da sua empresa? Fique tranquilo, podemos te ajudar!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!